ØOrganizado pelo Clube Desportivo e Cultural
Juventude Ilha Verde (JIV), com o apoio do Município da Povoação.
ØCoordenação Geral – Paulo Costa e Nuno Fonseca
ØCoordenação Logística – José Neves
ØCoordenação Técnica e Segurança – Rui Durão
ØCoordenação Abastecimentos – Ana Sereno
ØCoordenação Secretariado – Miguel Pimentel
ØCoordenação Plataformas Digitais e Comunicação
– Nuno Fonseca
1.2. APRESENTAÇÃO
O Furnas Night Trail realiza-se a 14 de junho
de 2025;
A 2ª Edição do Furnas Night Trail será
constituída por duas provas e uma caminhada:
ØCAMINHADA
(C9) - Distância de 9 KM;
ØMINI TRAIL
(MT9) – Distância de 9 KM;
ØTRAIL
SPRINT (TS18) – Distância de 16 KM série 150.
O Furnas Night Trail 2025 é um evento
de Trail Running realizado na ilha de São Miguel e, na sua 1ª edição, deixou a
sua marca, destacando-se pela diferença quer em termos de animação, percursos e
promover a sustentabilidade ambiental e divulgar a cultura e os territórios do
concelho da Povoação, tendo esgotado as inscrições com 830 participantes.
Além da prova desportiva, o Furnas
Night Trail 2025, contará com a realização de uma Caminhada/Percurso Ativo, com
a distância de cerca de 9 KM, assim como um conjunto de atividades de natureza
cultural, social e recreativa, cujo objetivo é dar a conhecer territórios menos
mediáticos, mas com potencial e extraordinárias paisagens. O Furnas Night Trail
2025 tem como preocupação trazer aos atletas de competição e a todos os
praticantes novos percursos, diferentes paisagens e novos desafios, e
transversalmente comprometer todos com o objetivo de preservar e proteger a
natureza: a proteção do ambiente, a redução da pegada ecológica e a bio
capacidade da região.
1.3. Idade mínima de participação nas
diferentes provas
Relativamente ao TrailSprint
os participantes deverão ter pelo menos 16 (dezasseis) anos a 31 de setembro
de 2025 (final da época desportiva) e no Mini Trail deverão ter 12 (doze) anos
a 31 de setembro de 2025. Os Pais (Tutores Legais) dos atletas menores de
idade no momento do levantamento do dorsal terão de entregar a declaração de
responsabilidade para o menor em causa.
A Caminhada será aberta a todos,
incluindo menores desde os 10 (dez) anos, se forem acompanhados por
adultos. Também na caminhada é obrigatório a entrega da declaração de
responsabilidade para os participantes menores de idade.
1.4. Condições de participação
O “Furnas Night Trail” é um evento de
trail running, que percorre trilhos e caminhos no concelho da Povoação
enquadrado nas vertentes de Trail Sprint (16 km), Mini Trail (9 km) e Caminhada
(9 km). Qualquer participante ao inscrever-se está a concordar e a aceitar na
íntegra o presente Regulamento.
1.5. Colocação Dorsal
O dorsal
do atleta é pessoal e intransmissível e deve estar permanentemente visível
durante toda a prova, colocado obrigatoriamente à frente.
O
incumprimento destas regras poderá originar a não classificação dos atletas,
por não ser possível à organização identificar os mesmos nos diversos
controlos realizados ao longo da prova.
1.6. Ajuda externa
Aos
participantes é permitido receber ajuda externa durante a prova apenas e
somente nos postos de controlo/abastecimento previamente definidos pela
Organização e desde que não haja interferência com outro atleta.
Éestritamente proibida todaarestanteajudaexterna, comexceçãodesituações decarácter físico/médico a avaliar à
posteriori pela Organização.
O
incumprimento deste ponto implica a desclassificação do atleta.
1.7. Regras de conduta desportiva
Os participantes devem ajudar qualquer
pessoa em perigo e alertar o posto de controlo mais próximo ou contactarem a
Organização.
Em caso de desistência durante a
prova, o atleta deverá informar de imediato a Organização, em qualquer posto de
controlo ou através de contacto telefónico para o número disponibilizado no
dorsal.
AOrganização reserva-se nodireitodeexcluir daprova, mesmo antesdoseuinício, qualquer participante que através do seu comportamento
condicione a gestão e/ou o bom funcionamento do evento, não havendo reembolso
do valor da inscrição.
Qualquer comportamento considerado
inadequado, através de linguagem ofensiva, agressões verbais e físicas, e
desrespeito para com os outros atletas resultará na desclassificação.
O respeito pela Natureza deverá ser
constante, não sendo admissível que qualquer atleta polua os trilhos, ou
destrua/altere qualquer elemento natural.
Qualquer protesto deverá ser submetido
à Organização por escrito até ao início da entrega de prémios. A Organização
analisará esse protesto prontamente e será dada uma resposta.
1.8. Condições físicas
É indispensável que os participantes
do “Furnas Night Trail” aceitem e cumpram os seguintes requisitos referentes à
sua condição física, nomeadamente:
•Estar consciente das distâncias e dificuldades
específicas da prova em que vai participar;
•Estar suficientemente treinado, fisicamente e
mentalmente para concluir a prova;
•Estar consciente que a sua segurança depende da
capacidade em se adaptar aos problemas que surjam, pois não cabe à Organização
ajudar o atleta a gerir os seus problemas;
•Ter adquirido, antes da prova, uma capacidade
real de autonomia no terreno que permita a gestão dos problemas induzidos por
este tipo de prova, concretamente:
◦conseguir enfrentar sem ajuda externa
alterações de condições ambientais e climatéricas (noite, vento, frio, chuva,
nevoeiro e neve);
◦saber gerir problemas físicos ou mentais
decorrentes de fadiga extrema, problemas digestivos, dores musculares e
articulares, pequenas lesões, entre outros;
◦ter a capacidade de autonomia entre 2 (dois)
postos de abastecimento, quer em termos de alimentação e hidratação, quer em
termos de equipamento e segurança.
1.9. Inscrição regularizada
As
inscrições são realizadas através do formulário disponibilizado em www.furnasnighttrail.pt . As
inscrições só serão validadas após a confirmação de pagamento que implica o
envio do comprovativo do pagamento efetuado para o NIB 0160 0100
0085121000329 (Clube Desportivo e Cultural Juventude Ilha Verde) para o
endereço furnasnighttrail@gmail.com , com o nome do atleta e distância.
Observe
que no momentodo levantamentodo dorsal, os participantesdeverãoapresentardocumentode identificação.
Para
levantar dorsal de outro atleta terá de ter a procuração assinada.
2. Prova
2.1. Apresentação das provas /
Organização
A prova “Furnas Night Trail” tem como
objetivo proporcionar aos atletas novas experiências e sensações em trilhos
distintos. Este evento irá decorrer no dia 14 de junho de 2025, organizado pela
equipa JIV, em parceria com o Município da Povoação nas vertentes de Trail
Sprint (TS), Mini Trail (MT) e caminhada. O diretor da prova será Paulo Costa.
Com a finalidade de proporcionar boas
condições de participação aos atletas, por questões de logística, o “Furnas
Night Trail” será limitado a 1000 participantes, no total das 2 (duas) Provas e
Caminhada, distribuídos da seguinte forma: Trail Sprint (TS – 16KM) 250, Mini
Trail (MT – 9KM) 250, Caminhada (C - 9KM) 500.
A Organização reserva para si os
lugares necessários para satisfazer os seus compromissos.
Trail Sprint (TS – 16km): prova de
corrida pedestre em Natureza com distância aproximada de 16km que percorre
trilhos, parque, lagoa, caminhos agrícolas e florestais no Concelho da Povoação.
A prova tem início no Parque da Grená e término junto do mesmo. É considerada
uma prova de carácter competitivo, uma vez que existem classificações e
prémios. A prova tem um grau de dificuldade baixa em todas as vertentes,
técnica, altimétrica e quilometragem, pelo que é a prova indicada a atletas
menos experientes.
Mini Trail (MT – 9km): prova de
corrida pedestre em Natureza com distância aproximada de 9km que percorre
trilhos, parque, lagoa, caminhos agrícolas e florestais no Concelho da Povoação.
A prova tem início no Parque da Grená e término junto do mesmo. É considerada
uma prova de carácter competitivo, uma vez que existem classificações e prémios
para os 3 primeiros atletas da geral. A prova tem um grau de dificuldade baixo
comparativamente com o Trail Longo e curto em todas as vertentes, técnica,
altimétrica e quilometragem, pelo que é a prova indicada a atletas menos
experientes, mais novos e iniciantes nestes caminhos.
Caminhada:Tendocomoprincipalobjetivoapromoçãodehábitosdevidasaudáveis, paralelamente às provas de carácter competitivo irá decorrer
uma caminhada com cerca de 9km.
Nota: Antes do
evento, ficarão disponíveis os tracks GPS dos percursos da prova, contudo,
prevalecerá a sinalização colocada no terreno. Essa sinalização será feita com
fitas laranjas e placas de cor.
09:00 |
Abertura do Secretariado Trail Curto, Mini Trail e caminhada (entrega dos kits
deatleta) na
Sede do Clube Juventude Ilha Verde, que fica na rua Victor Câmara (antiga
escola primaria do carvão).
20:00 |
Encerramento do Secretariado.
Sábado 14
de junho 2025 – Trail Curto Mini Trail e Caminhada
15:00 |
Abertura do Secretariado na Grená
19:00 |
Encerramento do Secretariado
20:15 | Partida
Trail
20:30 | Partida
Mini Trail
20:45 | Partida
Caminhada
23:30|
Cerimónia de Entrega de Prémios na Entrada do Parque da Grená.
Para levantarem o dorsal, os atletas
deverão apresentar o seu cartão de cidadão.
Nota: O
levantamento dos dorsais pode ser efetuado por outro participante, desde que no
momento delevantamento
apresente a procuração que será disponibilizada para o efeito.
2.3. Distância/Altimetria
2.3.1.
Trail Sprint - O percurso
terá uma distância aproximada de 16km.
2.3.2. Mini Trail - tem caráter competitivo e terá uma distância aproximada de 9km.
2.3.3. Caminhada e terá uma distância aproximada de 9km.
2.4. Tempo Limite
O “Trail Run Nordeste – Real Priolo” é
um evento que integra 2 (duas) provas de etapa única com tempo limite de
execução. As barreiras horárias são calculadas para permitir aos participantes
alcançar a linha de meta no tempo limite imposto, incluindo os tempos de
paragem para descanso e abastecimento.
Para serem autorizados a continuar em
prova os participantes devem chegar e sair do Posto de Controlo
antes doseuencerramento, casocontrárioserãoimpedidosdeprosseguire consequentemente
serão desclassificados.
Qualquer participante excluído da
prova e que deseje continuar, só pode fazê-lo entregando o peitoral,
prosseguindo à sua própria responsabilidade e em completa autonomia.
Por razões de força maior
(meteorológicas e/ou segurança), a organização reserva-se no direito de alterar
o percurso e as barreiras horárias.
Trail Sprint
Tempo Limite
da Prova: 3h
Tempo Limite PCI: 2h
2.5. Metodologia Controlo de Tempos
Será utilizado um sistema eletrónico
de controlo de tempos com chip assegurado pela AASM, pelo que este só deverá
ser retirado após a conclusão do evento.
2.6. Postos de Abastecimento e
Controlo
Os postos de abastecimento estarão
identificados e irão disponibilizar aos participantes comida e bebida para ser
consumida no local. Cada participante deverá certificar-se, ao deixar cada
posto de abastecimento, que tem a quantidade de bebida e comida necessária para
alcançar o próximo abastecimento.
Trail
Sprint: 1 (um) PAC1
- Abastecimentos com sólidos e líquidos
Os postos de controlo são pontos
obrigatórios de passagem e estão localizados em locais delineados pela Organização.
Em cada um destes controlos estará um responsável da Organização.
Durante a prova existirão “controlos
surpresa” de forma a assegurar o cumprimento integral do percurso e da
lista de material obrigatório.
Na eventualidade de um acidente ou
lesão em que o participante não consiga alcançar o posto de controlo mais
próximo deve entrar em contacto com a Organização.
O número de contacto da Organização,
para efeitos de emergência, estará impresso no dorsal e deverá ser
antecipadamente gravado no telemóvel pelo participante.
Haverá primeiros socorros
estrategicamente colocados no terreno. É fundamental que os participantes
ajudem qualquer pessoa em perigo, alertem o posto de controlo mais próximo e/ou
contactem a Organização. A Organização reserva-se o direito de alterar a qualquer
momento o percurso e a posição dos postos de controlo/abastecimento sem aviso
prévio, em caso de condições climatéricas adversas e/ou segurança.
2.7. Material Obrigatório /
Verificação de Material
Durante a competição todos os
participantes têm de se fazer acompanhar pela totalidade do material
obrigatório.Para além deste,
aconselha-se os atletas a utilizarem vestuário adequado à prática da modalidade
e cópia de documento de identificação.
Por questões de segurança, é
recomendável aos participantes que façam a verificação do seu material, no
intuito de se certificarem que está em perfeitas condições para a realização da
prova.
Material Obrigatório:
•Dorsal
(visível durante a totalidade da prova)
•Depósito
de água ou equivalente de 500 ml (mínimo)
•Mochila
ou equipamento similar
•Telemóvel
operacional (com saldo e bateria suficientes)
•Frontal ou lanterna
Material Aconselhável:
•Banda
elástica ou ligadura
·Manta térmica
•Apito
•Impermeável
/ corta vento
•Copo
ou recipiente para líquidos (a organização não disponibilizará copos)
•Bastões
•Roupa
adequada
Observe que quem iniciar qualquer um
dos percursos com bastões terá de concluir a prova com os mesmos.
2.8. Informações sobre passagem de
locais com tráfego rodoviário
Nas zonas de atravessamento de vias com
tráfego rodoviário, haverá Controladores da Organização identificados para
auxílio dos atletas nestas zonas, no entanto, os participantes devem cumprir
com as regras de trânsito nas localidades e estradas de uso público, assim como
respeitar as áreas agrícolas e propriedades privadas.
2.9. Penalizações / Desclassificações
A Direção da Prova e os Controladores
são responsáveis pela aplicação das regras e regulamento que regem a prova,
pelo que estão autorizados a aplicar as penalizações e desclassificações
apresentadas seguidamente:
•Desclassificação
oNão
prestar assistência a um participante que esteja a necessitar de ajuda;
oAbandonar
a prova sem avisar a Organização;
oPartilhar
o dorsal com outra pessoa, durante parte ou na totalidade do percurso;
oDorsal
não visível, durante parte ou na totalidade do percurso;
oUtilizar caminhos que não são os
sinalizados para a prova, atalhando intencionalmente o percurso;
oUtilizar
transporte não autorizado (boleia);
oFalta
gravosa ao respeito para com a Organização ou outros participantes (agressão ou
insulto);
oRetirar
sinalização do percurso;
oDesobedecer às medidas de segurança
indicadas pela Organização e entidades associadas;
oExceder
o tempo limite nos Postos de Controlo Intermédio (PCI);
oFalhar
1 (um) ou mais Postos de Controlo;
oPerda
do chip;
oAtirar
lixo para o chão e/ou danificar o meio envolvente;
oReceber
ajuda externa fora das áreas definidas pela Organização;
oIniciar
a prova com bastões e concluí-la sem eles.
Penalização de tempo:
15 min por cada item em falta da lista
de material obrigatório.
A Direção de Prova baseada no seu
próprio julgamento tem poderes para desclassificar e/ou penalizar qualquer
atleta que perturbe o normal funcionamento do evento.
2.10. Responsabilidade perante o
atleta / participante
Os participantes inscritos no “Furnas
Night Trail” aceitam participar voluntariamente e sob a sua própria
responsabilidade na competição.
A Organização compromete-se a
desenvolver todos os esforços por forma a salvaguardar qualquer incidente.
A Organização não se responsabiliza
por qualquer situação que não esteja prevista neste Regulamento.
2.11. Seguro Desportivo
A Organização subscreve um Seguro de
Responsabilidade Civil e de Acidentes Pessoais de acordo com a lei em vigor
durante a vigência do evento.
Em caso de acidente, o participante
deverá, em primeiro lugar, contactar a Organização, a qual providenciará o seu
encaminhamento para a instituição médica mais adequada ao seu estado de saúde.
O participante poderá ainda contactar
o 112, neste caso responsabiliza-se pelas despesas que os atos médicos e de
transporte acarretarem.
A Organização não assumirá despesas de
sinistros, dos quais não tomou conhecimento em tempo oportuno para ativar o
seguro.
As condições da Apólice serão
divulgadas oportunamente.
3. Inscrições
3.1. Processo de Inscrição
As inscrições são realizadas através
do formulário disponibilizado em www.furnasnighttrail.pt. As
inscrições só serão validadas após a confirmação de pagamento que
implica o envio do comprovativo do pagamento efetuado para o NIB 0160 0100
0085121000329 (Clube Desportivo e Cultural Juventude Ilha Verde) para o
endereço furnasnighttrail@gmail.com.
Observe
que no momentodo levantamentodo dorsal, os participantesdeverãoapresentardocumentode identificação.
Somente as inscrições realizadas
através do formulário que está no site www.furnasnighttrail.pt. serão aceites.
Cada
participante deve preencher corretamente o formulário e pagar o valor da
inscrição, sendo o participante responsável pela veracidade dos seus dados.
Após
confirmação do pagamento, o nome do atleta vigorará na Lista de Inscritos a
disponibilizar oportunamente. O pagamento da taxa de inscrição implica uma
reserva de lugar, pessoal e intransmissível.
Qualquer
esclarecimento adicional sobre o processo de inscrições deverá ser solicitado
para o endereço furnasnighttrail@gmail.com
3.2. Valores e período de inscrição
O período de inscrições
decorrerá até dia 31 de maio de 2025. As taxas de inscrição, são as
seguintes:
Prova
De 01.11.2024a 30.04.2025
01.05.2025 a 31.05.2025
Trail Curto
20 €
25 €
Mini Trail
12€
17 €
Caminhada
10€
15 €
Até à data limite de inscrições apenas
será permitida a alteração de inscrições do Trail Sprint para o Mini Trail, não
havendo devolução do diferencial.
Não serão permitidas trocas do Mini Trail
para o Trail Sprint. Após o fecho das inscrições não é permitida qualquer
alteração.
3.3. Material incluído com a
inscrição:
•Seguro de Acidentes Pessoais e
Responsabilidade Civil;
•Dorsal;
•Chip integrado ou similar (Trail Sprint
e mini trail);
•Abastecimentos Líquidos e Sólidos
para o trail curto;
•Transfere do parque de
estacionamento, para o ponto de partida do trail das 17:30h às 19:45h;
•Lembrança finisher oficial do
evento;
•Tshirt- técnica oficial do evento;
·Águas.
3.4. Condições devolução do valor da
inscrição
O reembolso pode ser solicitado única
e exclusivamente quando um praticante tiver comprovadamente um impedimento para
fazer a prova, desde que o mesmo esteja associado a um acidente ou a uma doença
diagnosticada após a inscrição na prova. O cancelamento deve ser solicitado
através do e-mail furnasnighttrail@gmail.com pelo que a este pedido
deverá ser anexado o atestado médico.Em
caso de cancelamento da inscrição serão devolvidos 50% do valor da
inscrição.
Não serão aceites cancelamentos por
telefone.
Se o evento for cancelado por razões
alheias à vontade da Organização, não haverá direito a reembolso do valor da
inscrição.
4. Categorias e Prémios
4.1. Definição da data, local e hora
da entrega dos prémios.
A entrega de prémios terá lugar no dia
14 de junho de 2025 e será entregue na entrada do parque da Grená pelas 23:30h.
O Mini Trail e Trail Sprint
terá apenas classificação geral individual para os três primeiros de cada sexo
e escalão.
As provas de Trail serão ganhas pelos
concorrentes que realizarem a totalidade dos respetivos percursos no menor
tempo. Para as provas somente os participantes que passaram em todos os postos
de controlo e cortarem a linha de meta dentro do tempo estipulado serão
classificados. Não haverá prémios monetários.
É obrigatória a presença dos premiados
na cerimónia de entrega de prémios, pelo que a Organização não enviará prémios
ou quaisquer outros elementos por correio postal ou outro meio de distribuição.
4.2. Prazo para reclamação de
classificações
As
classificações vão sendo afixadas e atualizadas em tempo real, pelo que as
mesmas podem ir sofrendo alterações.
Toda e
qualquer reclamação deve ser colocada por escrito e remetida à Direção de Prova
até à hora de entrega de prémios.
Os
participantes têm ainda um prazo de 48 horas para a apresentação de reclamações
de classificações através do e-mail furnasnighttrail@gmail.com
5. Direitos de Imagem e Publicidade
A entidade
organizadora reserva-se ao direito exclusivo da exploração da imagem do evento
“Furnas Night Trail” e dos registos audiovisuais e/ou fotográficos, assim como
registos jornalísticos do evento.
Qualquerprojetoousuportespublicitáriosproduzidosparapublicaçãodevemobteroprévio consentimento da Organização.
A aceitação do presente Regulamento
implica, obrigatoriamente, que o participante autoriza utilizar a sua imagem para
a difusão da prova, em todas as suas formas de comunicação (rádio, imprensa
escrita, vídeo, fotografia, cartazes, meios de comunicação social, etc.) e que
estas possam ser utilizadas de forma intemporal em qualquer ação publicitária,
com o único fim de promoção e divulgação do evento.Cede também todos os direitos à sua
exploração comercial e publicitária que considere oportuno executar, sem
direito, por parte do participante/atleta, a receber qualquer compensação
económica.
6. Proteção de Dados
Os dados dos participantes indicados
no formulário de inscrição serão registados pela entidade organizadora para
efeitos de processamento no evento nomeadamente, seguradora, lista de
inscritos, classificações e notícias.Todos os participantes podem exercer o seu direito deacesso, retificação ouanulação dosseusdados pessoais, enviando ume-mail para furnasnighttrail@gmail.com.
7. Outros
A Organização decidirá sobre todos os
assuntos relacionados com o evento e que não foram objeto de regulamentação ou
sobre más interpretações do presente regulamento.